Lendo agora:

WANWTB: um projeto que fotografa apenas mulheres no palco

Diretamente de Portugal, Filipa Andreia, idealizadora do projeto WE ARE NOT WITH THE BAND (WANWTB), iniciou sua jornada ao se inscrever para o Ladies Rock Camp 2016, em Sorocaba (SP): “comecei inicialmente a pensar em entrevistar algumas meninas que seriam instrutoras e participariam na organização do festival, mulheres que estão na música a mais tempo. Iria fazer só uma página de Face ou Tumblr. Não sabia direito o formato ainda, pensei só numa citação e um retrato aonde ela poderia comentar um episódio relevante de sua vida…iria documentar apenas as mulheres que estavam lá”, conta.

Assucena Assucena – As Bahias e a Cozinha Mineira

“Ao conhecer mais galera de banda, eu fui conhecendo mais minas que tocavam em banda, conhecendo a realidade delas e como isso estava pouco documentado aqui”, continua. A ideia foi tomando forma e Filipa percebeu que precisaria ampliar para outras mulheres.

A medida que você vai vasculhando mais, você vai encontrando muitas minas que estão ai no corre, elas só não tem a visibilidade. Então, eu precisava criar uma plataforma colaborativa onde a gente pudesse divulgar esses projetos e pudessem fotografar/documentar.

Por isso, descobriu que sozinha não daria conta. “Eu sou fotógrafa, não sou jornalista e tenho minhas limitações”, nos revela. Com isso, Dani, uma mina de POA que Filipa conheceu no rolê independente no Rio de Janeiro, entrou para o projeto. Daniele Rodrigues é publicitária e tem uma vasta experiência em música, colaborou pra veículos como Noize, é voluntária do Girls Rock Camp Porto Alegre e arranha na guitarra. Já a designer Clara do Prado assina a identidade visual do projeto.

 

Clara do Padro, Daniele Rodrigues e Filipa Aurélio

Entre alguns projetos fotografados pelo projeto foi o festival SÊLA, que aconteceu no CCSP em fevereiro de 2017 e levou aos palcos artistas como Tiê, Tássia Reis e As Bahias e a Cozinha Mineira, além de novas cantoras como Sara Não Tem Nome, Camila Garófalo, Labaq, Marina Melo, Sandyalê, Natália Matos.

Tiê no primeiro Festival SÊLA

Camila Garófalo

Com apenas um ano de vida, WANWTB, um projeto multimídia que busca alargar, arquivar, divulgar e empoderar as mulheres na música, já consta com 21 arquivos entre entrevistas e captação de imagens e videos. Entre as artistas estão Bruna Mendez, Larissa Conforto, Anna Tréa, Bah Lutz, Helena Duarte, Iéri (da extinta Bulimia).

Larissa Conforto

Já a captação de áudio-vídeo veio da parceria com Diva Maria Filmes e Filipa reitera “quem quiser participar, pode entrar em contato para participar porque a gente está aberta”.

Compartilhe
Escrito por

Paulistana, 31 anos, riot grrrl, apaixonada por música, moda, arte e literatura. Inquieta, é estilista, arte terapeuta e cabeleireira natural. Na adolescência idealizou a Hard Grrrls e aprendeu tocar guitarra para formar a banda Sündae. Hoje, está na banda George Sand, é colunista independente da Revista AZMina e colaboradora do Mulher na Música.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Digite o que você deseja buscar