Lendo agora:

Coletânea inédita traz Elza Soares, Inezita e Cássia Eller em versões para o Mulheres Fora da Caixa

Mulheres Fora da Caixa é um programa no Youtube que convida cantoras da nova geração para homenagear cantoras consagradas. Elza Soares, Inezita Barroso, Ângela Ro Ro, Cássia Eller, Baby do Brasil, Aracy de Almeida foram as escolhidas para a primeira temporada do programa que revisitou suas obras a partir da interpretação de outras mulheres da cena independente. O resultado foram versões inesquecíveis, gravadas nos estúdios Amplifique, com direito a clipes pela produtora EdMadeira em parceria com a Quanta.

Nesse primeiro momento, o programa recebeu a presença de artistas mulheres como Luiza Lian, Laya, Tika, Sara Não Tem Nome, Labaq, Lara Aufranc. A ideia de cada programa, além da entrevista, é criar em conjunto uma versão inovadora de músicas já conhecidas e ainda registrar uma canção autoral de cada cantora convidada.

Queria fazer um programa musical que tivesse uma conexão com mulheres importantes não só do mundo artistico/musical mas que fizeram muitas coisas relevantes ainda que isso tenha ficado perdido na história e na memória das pessoas. (Nilvia Centeno, idealizadora)

“Um bom exemplo é Inezita Barroso”, continua a publicitária. “Poucos sabem o quanto ela era uma mulher multimídia nos anos 1950/1960, além da coragem de assumir outros papéis na vida. Esse combo de virtudes, talento e determinação foram cruciais na carreira dela como de várias das nossas homenageadas, uma espécie de alargamento de fronteiras”.

O mote do programa surgiu de uma conversa com os meninos da Amplifique há uns três anos atrás. Logo depois eu, Camila G., recebi o convite do Marcelo Naral, um dos sócios da produtora, para ser uma espécie de elo entre o conteúdo do programa e as personagens que iam viver tudo isso, foi assim que me tornei apresentadora do programa e a SÊLA entrou como curadoria.

Ao fim da primeira temporada o programa ganhou uma coletânea com todas as canções desenvolvidas, tanto as releituras quanto às autorais, que já estão disponíveis no spotify para ouvir sem moderação.

A segunda temporada já foi captada e está em fase de edição. Com previsão para janeiro de 2018 algumas coisas mudaram. O formato da entrevista se tornou mais curto e dinâmico (eu apareço só de vez em quando dessa vez), as versões ganharam mais arranjos na produção da Amplifique com Eduardo Santana e Marcelo Naral, os clipes foram gravados em locações externas pelo mesmo diretor Freddy Leal, e as produções ficaram mais focadas em reavivar canções consagradas de Rita Lee e posias de Clementina de Jesus, por exemplo. Entre as cantoras convidadas estão Anna Tréa, Nina Oliveira, Mônica Agena (Moxine) e Luana Hansen.

No ensejo, Nilvia conta que o projeto Mulheres Fora da Caixa veio reavivar tudo isso, “dar voz e visibilidade para trajetórias corajosas das mulheres homenageadas e principalmente mostrar quanta mulher talentosa a gente conheceu no projeto que tem carreira consolidada e generosamente abraçou o projeto.”, finaliza.

 

Compartilhe
Escrito por

Quando pequena Camila praticava todos os esportes. Fizeram-na acreditar que se continuasse fazendo muitas coisas nunca seria a melhor em nada. Não demorou muito para descobrir que podia ser apenas boa em diversas coisas. Hoje é cantora, compositora e produtora da sua própria carreira musical. Também é publicitária, jornalista, apresentadora, idealizadora da SÊLA e editora do mulhernamusica.com.br.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Digite o que você deseja buscar