Lendo agora:

Exclusiva: Marianna Perna lança seu projeto de estreia, A Cerimônia de Todas as Vozes

Pés descalços, chão de terra e um cheiro forte de mato. Tudo subjetivo, mutável e sensorial, e ao mesmo tempo, tudo presente. A mulher, no centro. É assim, sentindo o que se quer, que a escuta-leitura de A Cerimônia de Todas as Vozes faz sentido. Projeto de estreia da poeta e pesquisadora musical Marianna Perna, o livro-disco parte da ancestralidade feminina para levar seus e suas ouvintes pelos caminhos mais particulares e intrínsecos, rio abajo rio.

Lançado hoje com exclusividade via Mulher na Música, a obra exalta os saberes passados entre as mulheres ao longo das gerações, com base em dois elementos poderosos: a música e a poesia. De acordo com Perna, “a palavra poética tem muita força, mas às vezes a linguagem não dá conta de expressar o que experienciamos”, ela completa. “É multidimensional, está além das palavras. Quis fazer isso de uma maneira múltipla, porque a intenção é que seja recebida em um lugar mais profundo e potente no(a) ouvinte”.

A ideia de apresentar este conteúdo poético num livro-disco carrega em si duas funções: convida o(a) leitor(a)-ouvinte a uma percepção mais conectada entre música e poema, gerando  uma poesia conjunta que está além (e sob) o texto. Além disso, facilita a própria compreensão e apreciação literária, pois, segundo a poeta, “a música envolve o/a ouvinte e abre espaços na mente, cria disponibilidade para a escuta, facilitando a penetração no conteúdo”.

Marianna Perna por Renata Terepins

Junto aos músicos Felipe Antunes (Vitrola Sintética), Hélio Flanders (Vanguart), Carlos Gadelha, João Leão e César Ricardo, Perna criou uma sonoridade repleta de camadas e percepções, marcada por ruídos e elementos sonoros diversos, como passos, chamas e chuva. A sensação de cheiro do mato vem daí, mas pode ser também a brisa do mar, o pico de uma montanha ou o quintal de casa: enfim, onde o(a)  ouvinte se sentir mais seguro(a).

“A nossa manufatura sonora foi no sentido de como transpor, ou compor junto, com a palavra”, explica a autora sobre o processo de concepção da trilha. “Músicas, vozes e melodias são um pulso poético muito vivo, tanto quanto os versos, os ruídos e as ambientações. Nesta proposta de poesia como estado expandido de percepção, o resultado é uma polifonia de sons e sentidos que querem traduzir ou expressar poesia, por sua vez experienciada por todos os sentidos simultaneamente. Não apenas declamada por uma voz, mas sentida e vivida a partir de todo o corpo”.

Marianna Perna por Renata Terepins

Com prefácio de Tatá Aeroplano e da escritora Marianna Lancellotti, A Cerimônia de Todas as Vozes é também um álbum pessoal de referências de Perna, de Patti Smith a Nina Simone, citando artistas de outras linguagens artísticas como Marina Abramovic, Hilda Hilst, Florbela Espanca, Audre Lorde e Angela Davis, entre muitas outras.

O projeto é também uma proposta de homenagem e agradecimento a outras mulheres que atenderam a este chamado em sua arte, porque o que eu sou é fruto de tudo o que veio antes, pelas mãos de outras”, reflete Perna. “Uma tentativa de traduzir o que sinto sobre o ser mulher, sobre o contato com o feminino, num lugar desconstruído das expectativas sociais e morais”, pontua.

Leia um trecho do livro aqui:

A Feiticeira

Numa outra hora, vida
distante
que perdura
pela areia
reluz, me seduz.

Ainda vejo os olhos do tempo
vermelhos, congelado.

Sal e mais sal.

Em natureza profunda
lá onde não há chão,
mas se pisa em raízes
se reencontra a carne
de pura seda, eterna
vasta
em território escuro
e sem armadilhas.

Nas trevas, o amor brilha.

Ouça o disco completo aqui (e nas plataformas digitais a partir do dia 25 de Maio):

Para comprar A Cerimônia de Todas as Vozes, acesse www.mariannaperna.com.br

Show de lançamento :: A Cerimônia de Todas as Vozes
data: 11 de Maio (sexta-feira)
local: Teatro Cia. da Revista – Al. Nothmann, 1135 – Sta. Cecília (São Paulo – SP)
horário: 21h
valor: R$ 20

Compartilhe

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Digite o que você deseja buscar