Lendo agora:

Entrevista: Gaivota Naves fala sobre Trilhas do Sol, trabalho mais recente de Joe Silhueta

Entrevista: Gaivota Naves fala sobre Trilhas do Sol, trabalho mais recente de Joe Silhueta

Gaivota Naves é a voz que dá o tom de drama, festa e euforia à banda coletivo Joe Silhueta, que acaba de lançar seu disco de estreia, “Trilhas do Sol” (Quadrado Mágico/Cena Cerrado, 2018). Ouça abaixo:

O álbum viaja pelas madrugadas de Brasília, de onde o projeto emergiu, e chega até o amanhecer entre percursos embriagados e de ares mágicos, com influências da música folk e do cancioneiro popular brasileiro e de movimentos como o Udigrudi (BR) e o Beat (EUA).

Entre os companheiros de banda Guilherme Cobelo, Márlon Tugdual, Carlos Beleza, Marcelo Moura, Lucas Sombrio Muniz e Tarso Jones, Gaivota Naves brilha. Conversamos com a artista para saber mais sobre o disco, as mulheres na cena ao longo dos anos e os planos para um futuro próximo e próspero. Confira na íntegra abaixo.

 

Como você se sente sendo uma mulher em meio a seis homens em uma banda? Nota alguma diferença de retorno por parte do público, equipes, contratantes etc?

Poxa eu adoro, transo com todos eles e quem mais quiser sem distinção de gênero número crença ou cor.

Sobre a diferença de retorno: sim, as pessoas gostam de ver gente tendo um ataque de epilepsia no palco e o fato de ser uma mulher-bicho gera certa curiosidade y incentiva as manas, os manos e as monas a soltarem as penas a vontade.

Essa é a intensão hoje e sempre.

 

Você tem alguns anos de estrada representando o rock brasiliense de diversas formas. Acompanhou, nesse período, alguma mudança de presença e papel femininos no mercado musical?

Com certeza várias manas se empoderando, metendo o pé na porta, abrindo caminhos. Hoje o mercado (graças a essas guerrilheiras) tem estado mais aberto e receptivo para as sonoridades femininas. Viva Karina Burh, Viva Ava Rocha, Viva Letrux, Viva Gabriela Glowing, Viva Ana FrangoEletrico, Viva Irina Neblina, Viva Laura Lavieri, Viva Moara, Viva Claudia Daibert, Viva Julia Branco, Viva Laura Diaz, Viva Julia Carvalho e todas que não citei. E todas as que estão por trás dos palcos fazendo tudo acontecer: beijo especial para Tâmara Habka, Luna Moreno, Olívia Ferreira, Bruna e Letícia do Lab96, Carol Trindade, Letz Spindola, Fabiana Batistela, Mari Martinez, Bina Zanete, Ana Morena, Dai Dias, Thais Mallon, Moviola Mídia Livre, Patrícia Soransso, Flora Miguel, Joyce Guilladurcci… cara, foda! Só tem mina atitude nessa cena. Quero conectar com todas! Aaaaúuuuuuu!!!!!

 

Como dividiram o processo criativo de Trilhas do Sol?

O disco se fez na estrada com as composições de Guilherme Cobelo sendo experimentadas na verve, no suor, na dança, no sangue. Hoje cada um da banda se sente parte propositiva – ativa das canções. Tesão total. ❤

O disco parece realmente um passeio com vocês pela noite de Brasília. A arte imita a vida, é o contrário ou nada disso?  

É exatamente tudo isso y muito mais. É para além da pele de concreto de Niemeyer é um estouro, um badauísmo, mometofonia grogue, é um beijo na boca do recalque é isso aí.

 

O que você enquanto Gaivota Naves e Joe Silhueta ainda prevêem para esse ano de 2018?

Vamos com tudo tocar ao máximo, trocar ao máximo, sequestrar o público amortecido para o lado do amor do tesão do fogo. É coragem o que propomos, é luta o que propomos. E com isso passaremos por diversos festivais ainda esse ano como o DoSol em Natal, o Morrostock no RS,  na Sim SP e lançaremos mais um clipe, da música Café Amargo, dirigido por Indira Dominic maravilhosa, que dirigiu já os clipes da Céu e da Tiê.

Acompanhe a agenda com os próximos de Joe Silhueta:

18/out – Shiva alt-bar – Goiânia/GO

19/out – Centro Cultural Joana Dark – Anápolis/GO

26/out – Sesc Garagem – Brasília/DF

24/nov – Festival Dosol – Natal/RN

29 ou 30/nov – OCulto – Porto Alegre/RS

01/dez – Festival Morrostock – Santa Maria/RS

06 a 08/dez – SIM – São Paulo/SP

15/dez – Brasília/DF

Compartilhe

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Digite o que você deseja buscar