Um estudo que visa ampliar os diálogos/articulações com poder público e iniciativa privada em prol da maior/melhor participação das mulheres no mercado da música brasileira. É sobre isso que se trata o DATASIM, núcleo de pesquisa da SIM São Paulo, Semana Internacional da Música.
Quem são as mulheres das indústria da música? Como elas enxergam suas carreiras e onde se veem daqui a 5 anos?
Estas são algumas questões levantadas pela pesquisa “Mulheres na Indústria da Música no Brasil: Obstáculos, Oportunidades e Perspectivas”, que quer entender o perfil e as expectativas dessas profissionais. Este é o primeiro estudo sobre a participação feminina no mercado da música e é compatibilizado com a pesquisa Women In The U.S. Music Industry: Obstacles And Opportunities do Berklee College of Music e Women in Music (WIM).
Nós da SÊLA não poderíamos deixar de participar dessa força tarefa para coletar o maior número possível de respostas. Então, se você é uma mulher na música ou conhece alguma mulher na música, compartilhe esse link que te leva ao questionário do estudo. Faça sua parte, afinal, o mundo merece essa pesquisa.
Participe e encaminhe o link abaixo para as suas redes: https://pt.surveymonkey.com/r/Pesquisa_Mulheres_DATASIM_linkSELA

“Dados e informações confiáveis servem para nos dar uma visão real sobre o cenário que esta sendo estudado. A pesquisa poderá mostrar para as mulheres que trabalham na indústria musical o quanto a nossa luta por igualdade funcionou nos últimos anos e quais as questões que ainda precisam ser discutidas”, reforça Fabiana Batistela, CEO da Inker, agência criadora da SIM SP.
Ainda temos muito trabalho pela frente e esse estudo vai nos ajudar a entender qual o melhor caminho para seguirmos daqui pra frente, ou trazer novas ideias. (Fabiana Batistela)
Além da Fabbie, estão no projeto Dani Ribas (Diretora DATA SIM) e Renata Gomes (Gerente de Projetos). A coleta de dados teve início na terceira edição da conferência Women’s Music Event, em março de 2019, e continuará até o final do ano. Os resultados serão apresentados na sétima edição da SIM, que acontece entre os dias 4 e 8 de dezembro, e disponibilizados gratuitamente no site do DATA SIM.
A SIM SP ressalta que as respostas a este questionário são confidenciais e não serão divulgadas individualmente. O relatório final deste estudo será composto por dados agrupados e será apresentado na próxima edição da SIM São Paulo, em dezembro de 2019.
