Lendo agora:

Em parceria, Papisa e SÊLA lançam single “A Velha”

Em parceria, Papisa e SÊLA lançam single “A Velha”

Papisa está prestes a lançar um disco. Hoje ela mostra o primeiro single “A Velha”, que também integra a Coletânea SÊLA de Produtoras Musicais, ao lado de faixas produzidas por artistas como Anna Tréa, Bárbara Eugênia e Mariá Portugal.

“Meu primeiro instrumento é o piano, então é como se fosse um retorno às raízes, já que a faixa tem o piano rhodes como elemento central ao invés da guitarra”, comenta a artista.

Ela também citou outras produtoras musicais que admira: Grimes, Sylvia Massy, Mônica Agena, Anna Trea, Gabi Lima, Nathanne Rodrigues, Julia Soares, Clau Aniz, Gabriela Deptulski

Veja a entrevista que fizemos com ela

1) Como foi o processo de gravação da música para a coletânea SÊLA? Qual programa usou? Quais instrumentos tem na música? Comente um pouco. 

Além de integrar a coletânea da SÊLA, a faixa também é o primeiro single do meu disco, então faz parte do processo desse trabalho. Eu uso o Ableton Live para produzir, e a música tem bateria, programação, piano rhodes, baixo, synth e voz. Tudo foi gravado na minha casa, exceto pelo piano elétrico, que gravei no estúdio Lapada, com o Guri Assis e o Juninho. Pelo fato de ter gravado quase tudo sozinha, trabalhei nela por um período até que longo mas necessário para que pudesse maturar, entre shows, turnês e outros trabalhos. Foi a primeira vez que captei uma bateria na vida, montei na sala de casa, usei todos os colchões e edredons que eu tinha, foi um processo de descoberta de possibilidades, divertido e também muito desafiador para mim. 

Foi a primeira vez que captei uma bateria na vida, montei na sala de casa, usei todos os colchões e edredons que eu tinha, foi um processo de descoberta de possibilidades (PAPISA)

2) Porque você se assumiu produtora musical? Demorou muito?

Apesar de ter me tornado vocalista e compositora, sinto que minha relação com a música sempre esteve mais perto da produção do que da performance. Comecei a tocar piano com sete anos, e na adolescência passei pro violão, flauta transversal, bateria. Acabei entrando na banda da escola que tocava na igreja – pela música, não porque eu era religiosa, e foi ali que escrevi meus primeiros arranjos para instrumentos e vozes. Mais tarde, compondo em banda, vivi muito a criação em grupo e aprendi a usar o Ableton, coproduzindo com meus parceiros e produtores como o Guilherme Ribeiro e o Alexandre Fontanetti.  Assumi a produção quando resolvi juntar minhas ideias em um projeto ‘solo’ e quis registrar tudo de forma mais intuitiva, experimentando sonoridades na prática, desenvolvendo meu jeito de fazer. Trabalhar na minha própria casa, de um jeito mais solitário do que eu fazia antes, garantiu o ambiente de aconchego, intimidade e liberdade que eu precisava para isso, e essa autonomia me trouxe muita satisfação. 

Ouça as musicas da Coletânea SÊLA :

3) Porque você é produtora musical?

Para mim, a produção musical é um trabalho artesanal e mágico onde vamos tecendo um fio a partir das primeiras faíscas criativas, criando um ambiente com texturas e sonoridades, dando contorno e nutrindo as ideias para traduzir sentimentos. Produzir música é alquimia porque transforma fora e dentro, envolve fazer escolhas críticas com sensibilidade, unindo razão e emoção, alternando entre som e silêncio pra poder ouvir o que a música tá pedindo. Esse trabalho me ensinou muito a valorizar o processo em si, considerando que a forma de fazer é tão essencial quanto o resultado final, então nada mais justo que entrar de corpo e alma nessa etapa.

Produzir música é alquimia porque transforma fora e dentro (PAPISA)

Ficha Técnica:

Vozes, bateria, baixo, programações, piano rhodes, synths: Rita Oliva
Produzida e gravada por Rita Oliva exceto piano rhodes gravado por Gilberto Ribeiro Jr. e Guri Assis
Mixado por Taian Cavalca e Alejandra Luciani
Masterizado por Florencia Saravia-Akamine

Compartilhe

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Digite o que você deseja buscar