Lendo agora:

Ateliê do Rádio: curso de locução e produção de podcast é ministrado por radialistas  

Ateliê do Rádio: curso de locução e produção de podcast é ministrado por radialistas  

Fabiana Ferraz (à direita), vencedora do WME Awards 2021 e indicada ao prêmio APCA 2021, se une com Sarah Mascarenhas (à esquerda), finalista do WME Awards 2021, para realizar o workshop.

O mundo segue em pandemia e as ondas do rádio e podcast seguem envolvendo muitas pessoas, também nesse momento. A procura por podcasts e bons conteúdos é crescente e proporcional ao interesse em se tornar um profissional do meio. Atentas a este contexto, Fabiana Ferraz e Sarah Mascarenhas se unem para realizar o Workshop Garganta – Ateliê do Rádio.
A prática da locução e a produção de conteúdo em rádio e podcast são os temas dos cinco encontros ao vivo, via zoom, a partir de 16 de Março de 2022. As vagas são limitadas, a fim de que as facilitadoras possam dar a atenção necessária aos alunos.


O curso tem como objetivo nutrir os inscritos com conhecimentos teóricos e práticos. Trazendo um panorama geral de como fazer um podcast “do zero”, a dupla Fabiana e Sarah enfoca o curso em técnicas de locução, ferramenta essencial para o resultado final do projeto. Além da prática de locução e o passo a passo para a produção de conteúdo, elas também apresentarão um panorama atualizado sobre o mercado de rádio e podcast e compartilharão com os participantes conhecimento e trajetórias vivenciadas ao longo de suas carreiras.


O Workshop Garganta – Ateliê do Rádio é para simpatizantes do rádio, profissionais em busca de aperfeiçoamento e atualização, estudantes de comunicação e interessados em enveredar na locução e produção de conteúdo em áudio. Serão oferecidas duas turmas com encontros às quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. As vagas são limitadas a 15 participantes. Durante a realização do workshop serão sorteados 5 inscritos que receberão mentorias, cinco para cada turma, com a finalidade de aprofundar mais o aprendizado sobre a temática proposta.


Serviço:
GARGANTA – Ateliê do Rádio: 16 e 17 de março de 2022 –
5 encontros por turma
Inscrição via Sympla: http://sympla.com.br/ateliedoradio

Saiba mais sobre elas:

Fabiana Ferraz é Jornalista e radialista, atua ininterruptamente há 29 anos no dial paulistano. Em 2021 foi vencedora do prêmio WME Awards, dedicado às mulheres, na categoria melhor radialista e foi indicada pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) na categoria Destaque em Cultura.   

Em 2021, Fabiana idealizou e apresentou o Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, transmitido pela Rádio USP FM. No mesmo ano, estreou na apresentação e curadoria musical do programa Galeria, da Rádio Cultura Brasil (77,9 FM) da Fundação Padre Anchieta.

Ainda passou por grandes grupos de Comunicação do país, como Grupo Bandeirantes, Rede Globo-Japão, Grupo Estado, Fundação Anhembi Morumbi e rádio Antena 1. 

Ancorou jornais diários com foco em hard news e programas de entretenimento. Dentre as rádios onde atuou recentemente destaca-se também a Rádio Brasil Atual, onde atuou como redatora, pauteira e âncora do Jornal Brasil Atual, por 4 anos. Na emissora, também apresentou programas sobre música brasileira, conduzindo entrevistas com diferentes artistas. 

Na extinta Brasil 2000, idealizou, comandou e produziu o divertido programa ‘Clube das Mulheres’, por onde passaram Rita Lee, Cassia Eller, Wando, Gretchen, Laerte Coutinho, Gerald Tomas, dentre outros. Também passou por emissoras como Eldorado FM, Mitsubishi FM, Antena 1, Transamérica FM, Metropolitana FM (com o líder de audiência Na Pegada, apresentado por ela e pelo humorista Rafael Cortez)

Sarah Mascarenhas, também formada como jornalista, idealizou, em 2018, o programa de rádio/podcast Hora do Sabbat – espaço de expressão e visibilidade da Mulher Arteira e Fazedora, o qual produz e apresenta. É veiculado em quatro estados brasileiros e no DF, nas rádios: Pagu, Brasil Atual FM 98,9, Armazém.Net, Radio Eixo, Radio Baixada Santista, Graviola, Alma Londrina rádio web. Publica mensalmente em formato podcast no portal mulhernamusica.com.br e também é distribuído nas principais plataformas de streaming.

Em 2019 e 2021, o Hora do Sabbat figurou entre os cinco melhores programas de rádio do Prêmio Profissionais da Música. Em 2021, foi indicada como melhor radialista do ano pelo WME Awards, a maior premiação da mulher na música da América Latina. 

Um pouco antes da pandemia, montou a oficina Podcast do Zero que aconteceu diversas vezes online nos estados do Paraná, Ceará e atendeu interessados do Brasil todo por acontecer em ambiente virtual.

Compartilhe
Escrito por

Perfil da Redação do site mulhernamusica.com.br

Digite o que você deseja buscar