Quem somos

A PROPOSTA DA SÊLA

Para nós, lugar de mulher é no palco. É nos bastidores. Na cenografia, na produção, na comunicação. Lugar de mulher é na música – e onde mais ela quiser.

O mercado musical é um reflexo da nossa sociedade patriarcal: machista e desigual. Basta pensar na quantidade de mulheres que integram bandas em relação aos homens, ou reparar na baixa representatividade feminina em grandes festivais de música.

Quer um exemplo? Nas décadas de 70 e 80, a contratação de mulheres nas orquestras americanas aumentou entre 30% e 50% por conta das audições cegas, um tipo de seleção em que os candidatos ficavam atrás de uma tela que impossibilitava o júri de vê-los. Pensando lidar com um corpo de profissionais homens, eles contratavam… Mulheres!

Ainda hoje a presença feminina no mercado musical é subjugada ou mesmo esquecida. Segundo a revista Rolling Stone Brasil, em matéria publicada em 2017, dos 100 maiores artistas da música brasileira, apenas 16 são mulheres. No ano anterior, o festival Lollapalloza contou ao todo com 104 músicos no palco, sendo somente 10 deles mulheres.

Não faltam profissionais talentosas na música, o que falta é abertura para que elas atuem com segurança, conforto e integridade. Para que ocupem espaços que lhes são comumente negados. Para que sejam valorizadas por seus trabalhos – financeira e intelectualmente.

Com tais objetivos surgiu a SÊLA, uma aliança trans-feminista que luta pela voz da mulher no palco e nos bastidores. Nosso objetivo é subverter lógicas de gênero pré concebidas e valorizar a mulher na música em todas as etapas da cadeia produtiva, buscando exercitar o empoderamento feminino no mercado musical para que as musicistas e profissionais da área se sintam à vontade em um cenário majoritariamente masculino.

 

AS MULHERES DO BACKSTAGE SÊLA

Direção Geral e Produção Executiva: Camila Garófalo, cantora, compositora e idealizadora da SÊLA

Coordenação de Produção: Marina Coelho e Tarine Caires, produtoras culturais

Coordenação de Comunicação: Laíza Rocha, redatora publicitária e estudante de Neurociência

Comunicação Visual: Lara Pessoa e Fernanda Martinez, designer gráfico

Direção Comercial: Fernanda Malaco, estrategista de comunicação apaixonada pela cena underground

Assessoria de Imprensa: Flora Miguel, jornalista e assessora musical

 

FALE COM A SÊLA

Quer saber mais ou colaborar com a gente? Entre em contato pelo e-mail selamusical@gmail.com

 

Digite o que você deseja buscar